Home SEGURANÇA PÚBLICA Curso prepara agentes para combater organizações criminosas no sistema prisional

Curso prepara agentes para combater organizações criminosas no sistema prisional

por Julio Costa

O curso é realizado pelo Departamento Penitenciário Nacional.

Teve início, nesta segunda-feira (6), na Academia de Formação Penitenciária do Piauí (Acadepen), em Teresina, o curso de Entrevista Perfilativa, voltado a agentes penitenciários e agentes públicos da área de segurança no Estado.

Tem como objetivo apresentar ferramentas aos agentes para colher dados completos e com precisão no sentido de formar os perfis dos detentos, melhorando o trabalho da inteligência e gestão prisional.

“São técnicas operacionais de inteligência que avaliarão as informações com maior eficácia”, observa Ana Paula Botelho, professora da Coordenação Geral de Inteligência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e que também está ministrando o curso.

De acordo com o diretor da Acadepen, Jacinto Teles, a capacitação visa preparar os agentes no combate a organizações criminosas no sistema prisional. “Vislumbramos que o agente penitenciário seja qualificado para trabalhar diretamente na área de inteligência”, explica.

O curso de Entrevista Perfilativa é realizado por meio de parceria entre a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), o Depen e a Escola Nacional de Serviços Penais (Espen). E acordo com o Departamento Penitenciário, o Piauí é o primeiro estado a sediar o curso.

O subsecretário de Justiça, Carlos Edilson Sousa, pontua que a Sejus já entregou mais de 300 certificados de capacitação a servidores, dando mais eficiência e segurança aos serviços penais. “Os agentes estão, cada vez mais, preparados para manter a ordem nas penitenciárias”, frisa.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário