Home SEJUSP SEAP finaliza a posse de quase 6.200 agentes do último concurso

SEAP finaliza a posse de quase 6.200 agentes do último concurso

por Julio Costa

Números são o que não faltam nos trabalhos relativos à posse dos Agentes de Segurança Penitenciários do concurso de 2013. Foram empossados 6.189 homens e mulheres para atuarem em unidades prisionais das 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas Gerais. Neste trabalho, que foi concluído no último dia 24 de agosto, participaram servidores da área de Recursos Humanos, Financeiro, da Segurança e da Humanização, totalizando cerca de 70 pessoas, durante oito meses de trabalho.

O primeiro grupo de agentes ingressou na SEAP em 28 de dezembro do ano passado, e a partir desse dia, foram realizadas 31 posses, todas na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O Secretário de Estado de Administração Prisional, Desembargador Francisco Kupidlowski, ressalta a importância das nomeações. “Humanização do atendimento e valorização do servidor são prioridades da nossa gestão. Nesse sentido, priorizamos a posse dessas pessoas que se dedicaram a um concurso público e são fundamentais para o funcionamento das unidades prisionais do Estado.”

As atividades administrativas da área de Recursos Humanos foram coordenadas por Henrique Romano, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, formado pela Fundação João Pinheiro no curso de Administração Pública. “Foi um desafio, porém, muito motivador e gratificante. Toda a equipe não mediu esforços para ajudar e atender da forma mais eficiente possível”, avaliou o coordenador.

Etapas

Após a nomeação pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), os aprovados são convocados para a perícia. As etapas seguintes consistem na apresentação dos documentos, conferência da documentação, lançamento das informações de cada novo servidor no sistema, a posse e a escolha da vaga, de acordo com a classificação no concurso. Por último, a assinatura na ata de comparecimento e o “encerramento” da pasta e encaminhamento para o Setor de Pagamento.

Em cada dia de posse, foram atendidas cerca de 200 pessoas, com uma média de 1h30 para cada nomeado. Para tanto, foi necessária a instalação de salas especiais e, especialmente, a dedicação dos servidores envolvidos no processo.

“Aprimoramos os trabalhos conforme constatamos algumas necessidades, como por exemplo, o atendimento de funcionários do Banco do Brasil para abertura de contas bancárias no local da posse”, explicou Henrique Romano.

FONTE: SEDS

AMAFMG
Associação Movimento dos Agentes Fortes de Minas Gerais
“Unidos Somos Mais Fortes”
Julio Costa

Artigos Relacionados

Deixe um comentário