Home SEJUSP AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIOS PARTICIPAM DE TREINAMENTO DE ESCOLTA DE DIGNITÁRIOS

AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIOS PARTICIPAM DE TREINAMENTO DE ESCOLTA DE DIGNITÁRIOS

por Julio Costa

Agentes de Segurança Penitenciários participam do treinamento para escolta de dignitários que está sendo realizado entre os dias 20 e 24 de novembro de 2017. A aula inaugural aconteceu na manhã do dia 20.11 na Cidade Administrativa e teve como palestrantes o Coronel Márcio Ronaldo de Assis, Assessor de Relações Institucionais da PMMG (ARINS) e o Agente de Segurança Penitenciário, Marinho Rômulo de Avelar Filho, Diretor-Geral do Comando de Operações Especiais (COPE).

O Coronel Ronaldo, que discorreu sobre o tema: “O fortalecimento das Instituições públicas a partir das ações na esfera das relações institucionais”, destacou que o treinamento conjunto da Assessoria Militar da SEAP e Agentes Penitenciários que atuam na atividade de escolta de autoridades é de suma importância, pois permite o nivelamento de conhecimento e, com isso, a prestação de serviços se torna ainda mais qualificada.

“ A equipe que atua na proteção de autoridades junto ao Gabinete do Secretário da SEAP tem prestado relevantes serviços e o treinamento desta semana agregará importante valor a esses serviços, tanto em relação aos nossos militares quanto aos Agentes Penitenciários” disse. Por fim, o Coronel Ronaldo cumprimentou o Chefe de Gabinete da SEAP, Major Edmar pela iniciativa do treinamento conjunto.

O Diretor-Geral do COPE, Marinho Rômulo de Avelar palestrou sobre o tema: “A atuação do COPE nas ações preventivas e de retomada de Unidades Prisionais”, e na oportunidade reforçou a importância de promover treinamento aos servidores do Sistema Prisional e como iniciativas iguais a estas favorecem a valorização dos Agentes de Segurança Penitenciários:

 

“Quando nossos gestores propõem um treinamento como este demonstra o cuidado e o compromisso que eles têm com seus servidores, pois através dos treinamentos o servidor será melhor qualificado para desempenhar suas funções. Além disso, é uma satisfação muito grande poder falar para os nossos colegas Agentes Penitenciários e para outras instituições sobre nossas funções e atribuições e como atuamos nas ocorrências de alta complexidade no Sistema Prisional. Ações como esta comprovam que o Sistema Prisional está se fortalecendo cada vez mais e por isso ocupando com orgulho o seu lugar de importância dentro do contexto social”, afirmou do Diretor Marinho.

O treinamento terá duração de uma semana e, ao longo desse período, serão ministradas um total de 50h/a, com conteúdo que contempla a teoria e a prática das atividades de escolta e proteção de autoridades. Dentre as aulas, destacam-se: planejamento de operações de escolta de dignitários, tiro prático, técnicas de defesa pessoal voltadas para a proteção de autoridades, procedimentos operacionais de escolta a pé e motorizada, educação física, noções de primeiros socorros aplicadas à proteção de autoridades e atividades que exigem a atuação em equipe.

 

A equipe da SEAP é composta por Policiais Militares e Agentes de Segurança Penitenciários e está vinculada ao Gabinete do Secretário por intermédio da Assessoria Militar da Secretaria. As atribuições da equipe, contemplam a proteção pessoal do Secretário de Estado de Administração Prisional, do Secretário Adjunto e de autoridades em visita oficial à SEAP.

O treinamento conjunto (SEAP/PMMG) é uma ação do Gabinete do Secretário e da Assessoria Militar, com planejamento e coordenação do Chefe de Gabinete da SEAP, Major Edmar.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário