Home SEGURANÇA PÚBLICA Policial penal é preso suspeito de assaltar pelo menos 14 pessoas no Barreiro

Policial penal é preso suspeito de assaltar pelo menos 14 pessoas no Barreiro

por Julio Costa


Um policial penal suspeito de cometer pelo menos 14 assaltos nos últimos 19 dias, todos na região do Barreiro, em Belo Horizonte, foi preso pela Polícia Militar (PM) na manhã dessa sexta-feira (28).

O homem, de 34 anos, agia de moto e armado, acompanhado de um comparsa, de 23 anos, que também foi preso. Segundo a polícia, a dupla vinha agindo desde o dia 10 deste mês.

Segundo as vítimas, os suspeitos ameaçavam e agrediam vítimas nas ruas, principalmente nos pontos de ônibus, para roubar celulares e outros pertences de valor. Somente na madrugada de quarta-feira, os suspeitos cometeram cinco assaltos.

A PM já estava no encalço deles desde a quarta-feira (26), quando os dois conseguiram escapar de uma operação de cerco e bloqueio.

Na sexta-feira (28), a dupla se envolveu em um acidente, durante uma perseguição policial, e conseguiu fugir a pé.

Com o apoio de um helicóptero, a PM conseguiu localizar e prender o agente penitenciário quando ele tentava escapar por uma trilha do Parque das Águas, no bairro Flávio Marques Lisboa. O comparsa também foi preso. Com eles, a PM apreendeu dois celulares e vários chips, uma porção de cocaína e apreendeu a moto.

Crimes

Desde 10 de fevereiro, uma dupla com as mesmas características dos suspeitos, usando uma motocicleta pequena, na cor preta e com a placa danificada, como a que foi apreendida, vinha atacando pessoas nas ruas em vários bairros, principalmente no Milionários, Flávio Marques Lisboa, Cardoso, Lindéia e Tirol.

Em todos os casos, as vítimas descrevem os ladrões como sendo um homem moreno, magro, com cerca de 1m75 de altura, que seria o piloto da moto, e um comparsa que ficava na garupa, armado. Esse homem seria moreno, 1m70 de altura e forte, obeso para algumas vítimas.

Em todos os casos, o homem da garupa simulava estar armado e agia com violência, dando chutes e empurrões nas vítimas. A dupla, de vez em quando, mudava de posição na moto, segundo relatos de vítimas.

Na quarta-feira (26), a PM recebeu um chamado de uma vítima de tentativa de roubo, na divisa dos bairros Lindéia e Tirol. As características dos presos e da moto batiam com as dos suspeitos e do veículo usado.

Segundo a denúncia, a vítima foi agredida pelos ladrões. A PM montou uma operação de cerco e bloqueio. Na avenida Senador Levindo Coelho, os PMs deram ordem de parada para a dupla que seguia de moto sentido bairro Jatobá.

No entanto, eles conseguiram escapar rumo à Vila Pinho. A vítima da tentativa de assalto não foi localizada pela PM, naquela data.
Os militares continuaram à procura dos suspeitos e localizaram a moto  estacionada na Vila Ecológica. Na ocasião, o comparsa do agente penitenciário se apresentou como dono e disse que não havia emprestado o veículo para ninguém.

Mesmo já tendo passagens pela polícia por outros crimes, o comparsa não foi preso por não haver flagrante e, também, pela vítima não ter sido localizada no dia. O comparsa e a moto foram liberados.

Violência

Na sexta-feira, por volta das 5h30, a PM foi acionada para atender mais uma ocorrência de assalto, na rua Faisão com Graúna, no Flávio Marques Lisboa, onde uma mulher havia sido atacada por uma dupla de moto quando estava em um ponto de ônibus. Mais uma vez, as características batiam com as dos suspeitos.

A vítima relatou à PM que o garupeiro estava armado e ameaçou disparar um tiro nela, caso não o entregasse os pertences. Segundo ela, o homem tomou a bolsa dela à força.

No mesmo período, a PM recebeu outras chamadas de assaltos cometidos em pontos de ônibus na região. No total, foram cinco vítimas na manhã de sexta-feira.

Mais uma vez, a PM fez uma operação de cerco e bloqueio. Na fuga, os suspeitos bateram a moto em um Gol de cor preta e caíram, fugindo a pé em direção à Mata da Águas, no Barreiro.

A PM, com apoio de um helicóptero, conseguiu localizar o agente penitenciário em uma trilha no meio da mata. Ele estava bastante nervoso, suado e demonstrando cansaço. Ele usava uma bermuda e uma camisa escura e estava com o chinelo arrebentado. Dioclesiano se identificou como agente penitenciário, mas não portava documento.

O suspeito tentou justificar a presença dele na mata alegando que estava ali fumando maconha. No entanto, ele não apresentava sintomas de ter usado droga. Dioclesiano foi reconhecido pela vítima da quarta-feira, que havia sido localizada depois pela PM.

Autuados

A Polícia Civil informou que o policial penal foi autuado em flagrante por assalto, às 5h26 de sexta-feira, na Delegacia de Plantão do Barreiro (Deplan 3). O homem foi encaminhado ao sistema prisional, desta vez como preso, e não como agente.

Sistema prisional

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, confirmou a prisão do seu servidor.

“D.H.G.C., 34 anos, é servidor efetivo e estava lotado no Presídio de Ibirité. Ele deu entrada provisoriamente no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, na noite da última sexta-feira, por prática de roubo, onde aguardará o andamento processual do seu caso”, informou a Sejusp, que não passou detalhes dos crimes atribuídos ao servidor público.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário