Home SEGURANÇA PÚBLICA Sistema Penitenciário do DF ganha independência

Sistema Penitenciário do DF ganha independência

por Julio Costa

Decreto do governador cria secretaria com orçamento próprio para cuidar de 1,9 mil servidores e população carcerária estimada em 15,3 mil detentos

O até então subsecretário do Sistema Penitenciário, o delegado Adval Cardoso, assumiu nesta quarta-feira (27) o cargo de secretário de Estado de Administração Penitenciária do DF. A nomeação dele, assim como a definição da nova estrutura, foi publicada na noite desta terça-feira (26), em edição extra do Diário Oficial do DF.

“É um sonho tanto dos servidores como do próprio Ministério Público e da Vara de Execuções Penais. A partir de agora, temos independência administrativa e orçamentária”, comemora Cardoso.

Ele explica que, há alguns anos, todo a comunidade carcerária pleiteia a medida. “A Segurança Pública tem muitas atribuições e estratégias para traçar e estruturar. Essa independência vai nos proporcionar mais agilidade e menos burocracia para as ações efetivas”, avalia.

Números do sistema penitenciário 

1,9 mil servidores

15,3 mil detentos

6 unidades de internação no Complexo da Papuda

2 blocos exclusivos para atendimento à Covid-19

(sendo um deles destinados ao isolamento preventivo de novos detentos)
De acordo com o Decreto nº 40.833, que determinou a criação da nova pasta, todos os cargos e estruturas da antiga Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) e da Comissão Permanente de Disciplina e a Coordenação de Engenharia e Arquitetura são remanejados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Sob a gestão do novo secretário estarão cerca de 1,9 mil servidores, 15,3 mil detentos, além da administração das seis unidades do complexo da Papuda; a Penitenciária Feminina do DF (Colméia); e o Centro de Progressão Penitenciária (CCP), no SIA.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário