Home NOTÍCIAS OAB presta homenagem a juíza que ofereceu café e casaco a preso por tráfico

OAB presta homenagem a juíza que ofereceu café e casaco a preso por tráfico

por AMAFMG Agentes Fortes

Justificativa do órgão para conceder a honraria é a atuação ‘ética e humanizada’ da magistrada

Alvo de críticas nas redes sociais por interromper audiência de custódia para dar café e paletó a preso por tráfico , a juíza Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça de Roraima, receberá uma menção elogiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Estado. A justificativa do órgão para conceder a honraria é a atuação “ética e humanizada” da magistrada durante a sessão. 

Em comunicado, a OAB-RR afirma que Lana Martins cumpriu convenções internacionais sobre os direitos humanos e protocolos de segurança sanitária e direitos do presidiário. Para a instituição, Lana atuou com “excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional”.  

O presidente da Ordem em Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, formalizou o pedido de menção elogiosa ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida , ao presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, e ao presidente da Associação de Magistrados de Roraima, Marcelo Oliveira.

Sessão de custódia

A audiência ocorreu no dia 10 de janeiro. Na ocasião, a juíza interrompe a sessão e pede á equipe do tribunal que retire as algemas do preso Luan Gomes. Ela pergunta se o acusado — que havia sido detido por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas — está com frio e oferece-lhe café e um paletó, para que ele se aqueça. O vídeo do episódio viralizou na internet.

A juíza Lana Leitão Martins é diretora do Fórum Criminal. Em dezembro de 2023, na inauguração do prédio do Núcleo de Plantão Judicial e Audiências de Custódia Roraima, ela elogiou a realização de audiência de custódia.

“A Justiça criminal é uma Justiça garantidora dos direitos humanos, e que a audiência de custódia é a porta de entrada desses direitos”, afirmou a magistrada, ao site do Conselho Nacional de Justiça. “Portanto, o acolhimento dessas pessoas é de vital importância.”

Fonte: https://revistaoeste.com/brasil/oab-presta-homenagem-a-juiza-que-ofereceu-cafe-e-casaco-a-preso-por-trafico/

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress