Home NOTÍCIAS Peritos criticam ausência da polícia cientifica na PEC da segurança

Peritos criticam ausência da polícia cientifica na PEC da segurança

por AMAFMG Agentes Fortes

Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais afirma que exclusão representa um retrocesso no enfrentamento da criminalidade e defende mudanças no texto

A APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais) publicou uma nota criticando a ausência da polícia científica na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da segurança pública apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, na 4ª feira (15.jan.2025).

Segundo a associação, a iniciativa é “louvável” e representa um avanço importante para o país. No entanto, precisa ser aprimorada para incluir a polícia científica. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 141 kB).

“Ao desconsiderar a atuação fundamental da perícia criminal no combate ao crime, o texto coloca em risco não apenas o recebimento de recursos por esses órgãos, como também o próprio funcionamento adequado da segurança pública como um todo”, disse a APCF. 

A associação pede que seja incluído no texto a polícia científica ou, no mínimo, os Institutos de Criminalística, de Medicina Legal e de Identificação.

“A ciência e a tecnologia são instrumentos indispensáveis para a investigação criminal moderna, e sua exclusão da PEC representa um retrocesso no enfrentamento da criminalidade”, afirmou.

A APCF também sugere que sejam debatidas as possíveis sobreposições de competências entre a Polícia Federal e a Polícia Viária Federal, a fim de assegurar a clareza e a eficácia das ações de segurança pública em todo o território nacional.

Via Poder360

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

plugins premium WordPress