Entre os dias 11 e 19 de novembro, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está realizando uma visita técnica à Polícia Nacional da Colômbia. A comitiva de 11 policiais mineiros é liderada pelo coronel Ralfe, Diretor de Operações da PMMG (DOP), pelo chefe da PM3, Ten. Cel. Jésus, por policiais militares integrantes da DOP e por militares que atuam no Grupo Especial de Policiamento em Área de Risco (GEPAR), na capital e no interior do estado.
O objetivo é conhecer o trabalho desenvolvido pela polícia daquele país que tem repercutido em redução criminal nas últimas décadas. Aprimorar as estratégias de execução operacional e o planejamento para um combate mais efetivo à criminalidade. Fortalecer na filosofia de polícia comunitáia como uma açao integrada entre a polícia, comunidade e órgãos públicos, com foco na identificação de problemas e melhorar qualidade de vida da sociedade. Essa troca de experiências é essencial para o enriquecimento profissional e institucional das corporações envolvidas.
Em Bogotá, a comitiva visitou a sede do comando do policiamento da capital colombiana, unidades de execução operacional e o Centro de Atendimento e Despacho. Durante a visita, tiveram a oportunidade de explorar os avanços tecnológicos implementados e aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de parceria com a comunidade adotadas no país.
Posteriormente a comitiva deslocou-se para Medellín, onde no primeiro dia de atividades, conheceu em detalhes, as intervenções realizadas na Comuna 13, uma localidade que, anteriormente dominada pela criminalidade, foi transformada em um território pacificado. Atualmente, a região é marcada pela implementação de estratégias de proximidade policial. Entre as ações destacadas está a oferta de serviços públicos na comunidade, incluindo transporte público por meio de teleféricos e metrô.
Autor: DEIWSON MAGAL