header-add

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Irá Operar Mais Cinco Helicópteros e Amplia Capacidade de Atuação

Postado em 08/07/2024 às 11:31

Corpo de Bombeiros de Minas Gerais Irá Operar Mais Cinco Helicópteros e Amplia Capacidade de Atuação

Por enquanto, apenas uma aeronave foi entregue à corporação; até 2025, serão 12 aeronaves operadas pelo órgão

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais adquiriu cinco novos helicópteros para atuar em salvamentos e operações especiais no Estado. A primeira aeronave foi entregue durante uma cerimônia solene em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, nesta quarta-feira (2), na Cidade Administrativa.

“Foram adquiridos cinco helicópteros para compor o suporte aéreo avançado de vida, combate a incêndio florestal e vistoria em barragens. Esses helicópteros vêm com equipamentos especiais, como guinchos e ganchos para salvamentos de difícil acesso. Serão recursos muito importantes, que servirão para abertura de novas bases em Juiz de Fora (na Zona da Mata) e Governador Valadares (Rio Doce), e também servirão para renovar a frota utilizada nas bases do batalhão de operações aéreas”, informou a tenente-coronel Karla Lessa.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros opera oito aeronaves, sendo cinco helicópteros e três aviões. Com a aquisição, serão 12 aeronaves (9 helicópteros).

O novo helicóptero multimissão, nomeado de Arcanjo 12, é de modelo Koala e tem capacidade para até oito ocupantes. A aeronave, de aproximadamente R$ 35 milhões, é capaz de cumprir diversas tarefas, como atendimento pré-hospitalar, atendimento inter-hospitalar, transporte de tecidos e órgãos humanos, bem como equipes de saúde envolvidas na captação de órgãos.

“É um novo modelo de aeronave mais moderna, que tem capacidade de levar piloto e co-piloto, sem necessidade de retirar o co-piloto para transporte de pacientes, o que não acontece nas aeronaves mais antigas. Isso dá mais segurança e agilidade nas nossas operações”, completou a tenente-coronel Karla Lessa.

O veículo é equipado com guincho de salvamento, podendo atuar para salvar pessoas ilhadas, além de conter todos os equipamentos médicos que o transformam em uma UTI aérea. A entrega da aeronave trará mais qualidade e agilidade aos atendimentos aeromédicos do estado, tornando Minas Gerais o maior prestador de serviço aeromédico do SUS no Brasil, estruturado sob a ótica de rede interfederativa de saúde.


Posicionamento da AMAFMG

O presidente da AMAFMG - Associação Movimento Agentes Fortes de Minas Gerais, Júlio Costa, parabenizou a iniciativa do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. “A ampliação da frota aérea é um avanço significativo para a segurança pública e a prestação de serviços de emergência no estado. Esses novos helicópteros irão aumentar a eficiência das operações e salvar muitas vidas. A segurança pública precisa de investimentos contínuos como este para garantir que os profissionais possam desempenhar suas funções com a máxima eficácia e segurança”, declarou.

Para mais informações, acompanhe a AMAFMG - Associação Movimento Agentes Fortes de Minas Gerais.

Contatos da AMAFMG

Presidente: Julio Costa
Lema: "Unidos Somos Mais Fortes"
Instagram: @amafmg
Telefone: (031) 3444-4159
Email: amafmg@gmail.com
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 12500 - Garças, Belo Horizonte - MG, 31370-254